sábado, 3 de novembro de 2007

Gestão democrática

Gestão democrática traz em si a necessidade de uma postura democrática. Essa postura introduz a educação e o ensino, onde o poder público, o coletivo, juntos estarão sintonizados para garantir a qualidade do processo educativo. A gestão democrática na escola é um processo de construção da cidadania emancipada. Para tanto são quatro os elementos indispensáveis: Participação, pluralismo, autonomia e transparência. Mais há quem não aplique esses elementos e se considere gestor democrático e efetivo na classificação. Um fator muito claro que influencia todo o sucesso da gestão democrática e sua eficácia é a consolidação do conselho escolar. O conselho escolar, entre outros mecanismos, tem papel decisivo da gestão democrática na escola, se for utilizado como instrumento comprometido com a construção de uma escola cidadã.

2 comentários:

  1. adoreiiiiii!!
    e como ja tem meu nome?
    sou matuta ainda, mas achei que ficou muito bom...
    vou fazar uso do blog da tia! rsrsrsr
    Parabéns ficou otimo!

    ResponderExcluir
  2. pois é, concordo que o conselho escolar é uma das ferramentas necessárias para se concretizar de fato uma gestão democrática, desde que o gestor cumpra todos os requesitos para que o conselho atue de fato.O processo se inicia na escolha democrática dos membros do mesmo e a segunda é usar da transparencias nas ações e recursos a serem aplicados permitindo a toda comunidade escolar a clareza nas ações.

    ResponderExcluir

Gestão democratica da Educação

Leonardo Boff afirma que “o que concerne a todos deve ser decidido por todos” . A gestão democrática dos sistemas de ensino e das esco...